O meu primeiro estágio oficial
- Dottoressa Giovanna
- Jun 19, 2023
- 2 min read

NÃO FOI NADA DO QUE EU PENSAVA!
Escutei muitas vezes que os estágios eram poucos e sempre deixavam a desejar..
Os estágios de medicina na Universidade de Firenze começam oficialmente no terceiro ano (sexto período da faculdade).
Antes dos estágios de semeiotica começarem nós escolhemos os professores que gostaríamos de seguir nessas aulas: um professor de clínica médica e outro professor de cirúrgica.
Eu acabei escolhendo os meus professores por afinidade. O de clínica médica escolhi fazer na medicina interna com meu professor de hepatologia, já de cirurgia escolhi senologia com meu professor de cirurgia mamária.
Foram 7 encontros espaçados durante três semanas com duração de 2h cada, totalizando 14 horas para o primeiro estágio oficial da universidade de medicina na Itália. 3 encontros no departamento cirurgia e 4 no departamento de clínica, mas claro que, não fiquei só nisso, fizemos também ambulatorial de pré e pós cirúrgico, CORD (Centro Oncologico di Riferimento Dipartimentale) e sala operatória, essas atividades extras foram muito mais de 2h00 cada, claro que, a disponibilidade variava conforme o cronograma dos médicos que estavam ali durante os dias que tivemos o estágios e a oportunidade de seguir essas atividades extras varia conforme o professor que você escolheu (tínhamos uma lista enorme de dias e professores disponíveis para escolher).
Durante todas as aulas nós tivemos a oportunidade de fazer as manobras que estudamos durante as aulas de semeiotica: inspeção, palpação, percussão, auscultação. Além dos exames neurológicos. O melhor: TUDO ISSO EM PACIENTES DE VERDADE!!!! Não era nosso namorado ou amiga, mas pessoas que estavam com queixas de verdade e assim podíamos exercer medicina de verdade!
Assisti alguns interventos como mastectomia bilateral/unilateral completa, ovariohisterectomia (OVH), exportação do linfonodo sentinela, biópsia, implante de prótese mamária, etc. No ambulatório fiz inúmeras coisas, EU FIZ! Como trocar drenos, retirar dreno, cortar pontos de feridas já cicatrizadas, administração de remédios e pomadas, troca de curativos, limpeza das feridas, etc. Aprendi como funciona o sistema de fichas digitais nos computadores do hospital da universidade. Também pude acompanhar o momento quando o diagnóstico de câncer deve ser comunicado ao paciente.
Foi uma experiência maravilhosa, poderia ficar aqui escrevendo durante horas sobre cada um mas dai vocês iam ter que ler uma bíblia hahaha, contarei com mais detalhes nos vídeos! Espero que vocês tenham gostado da minha experiência tanto quanto eu gostei!

Comments