top of page
Search

Pandemia & Estudos



Como nossa situação atual interfere em nossa rotina?


Acho mais que válido e realista falar sobre o que eu, você e o mundo estamos vivendo.

À pouco mais de um ano nós fomos forçados à uma rotina que não escolhemos, medidas que apesar de desconfortáveis podem ser decisivas para àqueles que continuam saudáveis e seguros: distanciamento social, uso contínuo de máscaras, além de incluir o uso de álcool em gel no nosso dia-a-dia e muitas outras medidas. Isolamento intenso, quarentenas, bloqueio de fronteiras, uma explosão de noticiários nos informando diariamente qual seria o nosso futuro, quais medidas seriam permitidas, o que podemos e não podemos fazer, estabelecimentos fechados, empresários de todos os nichos tendo que inovar para sobreviver.. Escolas, universidades e empresas (alunos, professores, mantenedores, empresários, empregados) tiveram que optar pelas alternativas digitais para continuarem suas atividades.

A vida de todos mudou para sempre!


Creio que seja muito difícil você, leitor, não saber o que estamos vivendo e enfrentando. Provavelmente você sofreu adaptações, no seu emprego, no seu colégio, no seu ambiente de convivência.. Ahh, e o nosso psicológico? No meio desse turbilhão de mudanças repentinas e incensáveis, é inevitável que sentimentos nunca vividos venham à tona e nos transforme. Mudamos nosso jeito de agir, nosso jeito de enxergar as coisas e até mesmo de pensar!


E o que isso pode afetar em nos nossos estudos (trabalho, atividades diárias..)? Ansiedade, estresse, falta de concentração, insegurança, até em alguns casos levar os alunos à depressão. E por que quero trazer esse assunto para o meu Blog? Porque, muito provavelmente você está tendo algum ou alguns desses sentimentos que eu disse que podem ser sentimentos consequentes da pandemia em que estamos vivendo, e quero que você saiba que não está sozinho/a.


De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), agência da ONU responsável por acompanhar e apoiar a educação, comunicação e cultura no mundo, a pandemia da COVID-19 já impactou os estudos de mais de 1,5 bilhão de estudantes em 188 países – o que representa cerca de 91% do total de estudantes do mundo. Apesar desse novo panorama mundial obrigar as instituições à inovarem e tornarem, de alguma forma, o estudo mais acessível, ainda parece ser somente a ponta do iceberg.

Como isso tem afetado os meus estudos universitários?

Pois é, tem sido de longe a coisa mais desafiadora que já fiz em toda minha vida. Nunca pensei em desistir (pelo motivo que, estou fazendo aquilo que amo) mas existem momentos muito difíceis e isso não vou negar. Dias em que nossos corpos se recusam à fazer qualquer tipo de coisa. Dias que as matérias parecem impossíveis e incompreensíveis por mais que tentemos. Dias em que tudo parece errado. E sim, dias assim vão sempre existir, nenhuma pessoa vive 100% o lado colorido e positivo da vida TODOS os dias. Dias assim vem e vão.



É importante nos apegarmos à realidade: independentemente de estarmos vivendo essa pandemia, teríamos dias ruins e bons com ou sem ela. E está tudo bem, por mais que hoje, agora, você não consiga entender isso. Às vezes, vamos precisar de terapia, psiquiatra, bons amigos, família ou até mesmo sites e pessoas que nunca conhecemos em nossas vidas para entender tudo isso que está acontecendo, respirar, e mesmo em meio de tanta coisa que estamos vivendo, eu, você, vamos aprender a superar essas barreiras invisíveis que criamos e foram criadas, cada um no seu tempo, cada um da sua forma.


"Grandes futuros nunca possuem os caminhos mais fáceis", isso soa clichê mas é a mais pura verdade! Sempre que você se sentir em um momento difícil de sua vida, com insegurança e incertezas, lembre-se que: toda experiência ruim te traz no futuro um ensinamento, e cada obstáculo vivido, te fortalece.


Ninguém disse que vai ser fácil, mas não é impossível!


Aproveite os dias que você não conseguir estudar para tomar nota de reflexões como esta, assim, cada vez mais você vai conseguir amadurecer sua visão sobre o que está acontecendo com você e sua rotina e, dessa forma, poder melhorar como você se sente quando novas situações surgirem e não se culpar pelos dias que não são como imaginávamos (além dessas reflexões servirem como autoconhecimento).


Está tudo bem! E se não estiver, está tudo bem também!



Até o próximo post!




 
 
 

1 Comment


Marissa Valente
Marissa Valente
May 08, 2021

Super necessário esse assunto! Obrigada por isso ❤️

Like
18277871857141357.jpg

Oie, obrigada por chegar até aqui..

Também quer estudar e morar na Itália? 

Eu te ajudo!

Conheça já meus serviços de  

Assessoria & Mentoria

Me avise quando houver novos posts

Grazie mille!

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page